Criar um Site Grátis Fantástico
 The Best Cars


Total de visitas: 2755
Conheça mais seu Carro

     Fique por dentro do funcionamento do motor, dos pneus, amortecedores, freios e outros componentes vitais. Através do conheça seu carro, você vai ter informações e dicas úteis para dirigir ainda mais seguro e tranqüilo.

     Para entender melhor o incrível mundo do automóvel, vamos dividi-lo em sistemas. Um sistema é um conjunto de itens com funções diferentes, mas todos eles trabalhando sincronizadamente e com um objetivo em comum.

     Vamos mencionar 6 sistemas: sistema de rodagem, sistema de suspensão, sistema de freio, sistema elétrico, sistema de exaustão e sistema de motor.

 

 

  • Sistema de freios

     O sistema de freios proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego. Por ser vital no veículo, deve ser verificado a cada cinco mil quilômetros, ou no mínimo uma vez ao ano. Os componentes do sistema de freio são: pastilhas, discos, lonas, tambores, pinça, cilindro de roda, cilindro mestre e fluido de freio.

     Alguns veículos são equipados com abs, um sistema inteligente que evita que as rodas travem quando o freio é acionado de forma mais intensa. Isso proporciona frenagem mais segura em menor espaço, mantendo o carro em trajetória retilínea.

 

  • Sistema elétrico

    O sistema elétrico controla a alimentação dos componentes elétricos e eletrônicos, como luzes, ar condicionado, computador de bordo e vidros elétricos. Esse sistema é também o responsável pela partida do veículo.

Bateria

    A bateria armazena energia para o arranque do motor e o funcionamento das luzes e outros equipamentos elétricos, quando o carro está parado.

    Existem dois tipos de bateria. A chamada bateria selada, sem manutenção, que dispensa adicionamento de água, e a bateria com manutenção, à qual deve-se acrescentar água destilada sempre que o nível de solução estiver baixo.

Alternador

    Acionado por uma correia ligada ao motor, o alternador é um gerador de corrente elétrica que carrega a bateria e alimenta o sistema elétrico com o motor em funcionamento.

Regulador de Voltagem

    O regulador de voltagem impede que a bateria fique sobrecarregada e que haja danos nos dispositivos elétricos.

Bobina

    Parte do sistema de ignição, a bobina é responsável pela corrente de alta tensão que irá gerar a centelha na vela de ignição. A vela, por sua vez, inicia a queima da mistura ar-combustível mantendo a câmara dentro da faixa de temperatura ideal de trabalho.

Distribuidor

    Como o nome diz, esse componente distribui a alta tensão e a corrente elétrica para as velas.

Fusíveis

Os fusíveis compõem um dispositivo de proteção a curto-circuitos no sistema elétrico. Procure sempre ter no carro alguns fusíveis de reserva.

Lâmpadas

    A segurança no trânsito passa pelo bom funcionamento das lâmpadas de iluminação e de sinalização.

 

 

  • Sistema de exaustão

    O sistema de exaustão conduz os gases quentes do motor até a atmosfera sem perigo para os ocupantes, além de reduzir o ruído provocado pela expulsão desses gases, através do silencioso.

     Quando está ligado, o motor faz muito barulho. O sistema de escapamento reduz esse ruído ao nível permitido por lei.

 

 

  • Sistema de motor

O motor é a fonte de energia do automóvel. A grande maioria funciona à base de combustão interna. Através da queima, o motor converte combustível em energia mecânica, movimentando o veículo.

Filtro de Óleo

O filtro de óleo funciona como uma rede que retém as impurezas do óleo circulante do motor. Substitua-o a cada duas trocas de óleo, ou conforme a recomendação do fabricante.

Filtro de Ar

O filtro de ar impede que partículas entrem na câmara de combustão. Quando eles estão sujos, o veículo rende menos e consome mais combustível.

Filtro de Combustível

O filtro de combustível retém possíveis impurezas, antes que ele chegue ao motor.

 

 

  • Sistema de rodagem

O sistema de rodagem é formado pelo conjunto de pneus, rodas e válvulas de segurança.

Pneus

É o pneu que liga o veículo ao solo. Ele é composto por borracha durável tecnicamente definida para suportar o peso do veiculo e trafegar em diversos tipos de terrenos em velocidades diferentes.

Rodas

As rodas são de aço ou liga leve. Ambas garantem a mesma segurança.

Válvula de Segurança

A válvula de segurança é um item essencial, pois permite o enchimento e a regulagem de pressão dos pneus no aro.

Rodízio de Pneus

O rodízio compensa diferenças entre desgastes, aumentando a quilometragem e a eficiência na aderência do pneu ao solo. Ele deve ser feito a cada cinco mil quilômetros.

 

 

  • Sistema de suspensão

O sistema de suspensão garante a comodidade e a segurança dos passageiros e do veículo contra impactos. Na ausência de suspensão, as irregularidades da superfície são transmitidas aos ocupantes do automóvel.

Amortecedor

O amortecedor é um dos elementos principais da suspensão, mas não é o único. É ele que controla a ação das molas, mantendo a aderência do carro ao solo. Se não estiverem atuando corretamente, comprometem a estabilidade, o conforto e a segurança.

Kit de Suspensão

O kit de suspensão é composto por uma coifa protetora da haste do amortecedor e por um batente de celasto, que auxilia a mola na absorção de impactos na suspensão do veículo. A substituição é recomendada na troca dos amortecedores, para que todo o conjunto trabalhe na mesma condição.

Molas

As molas são os principais componentes elásticos do carro, sustentando seu peso estando ele em uso ou não. Elas absorvem as irregularidades do terreno, controlam a altura do veículo e atuam sobre o alinhamento e o equilíbrio da suspensão.

 

 

                  Conhecimento Básico


Não tem jeito: quem gosta de automóvel sempre quer saber tudo sobre seu funcionamento, mas alguns componentes são bastante complicados para um leigo. Então, se você não é engenheiro mecânico, aqui você encontra a tradução do conceito e da funcionalidade das principais peças e sistemas de um veículo, de forma simples e clara. 


AEROFÓLIO 
Peça com função aerodinâmica instalada na carroceria. Tem a finalidade de ajudar a manter o veículo pressionado contra o solo quando em movimento. Namaioria dos carros de série, que rodam dentro dos limites de velocidade estabelecidos por lei, tem utilidade mais decorativa que efetiva. Nos carros de competição é que seu desempenho se revela fundamental, principalmente nos carros monopostos de rodas descobertas. Sem utilizar os aerofólios, eles simplesmente decolariam ao atingir grandes velocidades. 


AIRBAG 
Considerado acessório, é uma bolsa de ar que infla em caso de colisão para proteger motorista e passageiro. O mais comum é o frontal, mas já existem carros com airbags laterais. Pode ser considerado um auxiliar do cinto de segurança. No Brasil, os carros estão equipados com o modelo europeu, que é detonado em batidas a partir de 24 km/h (com velocidade de explosão de 150 km/h), ou com o americano, que detona em colisões a partir dos 15 km/h com velocidade de explosão de 320 km/h. Em ambos os casos, o estrondo atinge aproximadamente 140 decibéis, o que equivale ao barulho produzido por uma turbina de avião. A bolsa é inflada quando um sensor de desaceleração ativa um recipiente que contém várias pastilhas propelentes. Elas recebem uma descarga elétrica que provoca a liberação de um gás, responsável por encher a bolsa. Todo esse processo não leva mais que 15 milissegundos (1 milissegundo equivale a 1 milésimo de segundo).

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional