Auto dicas
Manutenção preventiva evita dores de cabeça nas férias
Todo ano é a mesma coisa: com a chegada de janeiro, milhões de brasileiros deslocam-se de carro para passar as tão esperadas férias de verão longe de casa. Nessa hora, a última coisa que alguém quer é perder tempo com consertos em borracharias ou oficinas mecânicas. Por isso, a primeira coisa a ser feita ao se pensar em uma viagem de carro é a manutenção preventiva.
Para evitar surpresas, alguns cuidados simples são fundamentais:
– Calibrar todos os pneus, inclusive o estepe – mesmo com boas condições de piso, o calor provocado pelo atrito, somado ao sobrepeso da bagagem, pode murchar os pneus. Nos casos de viagem com o veículo carregado, a calibragem deve ser feita com a carga total indicada no manual do proprietário.
- Verificar se os itens de segurança (chave de rodas, macaco e triângulo) estão no veículo e com condições de uso. Problemas com essas peças podem transformar um simples pneu furado em uma longa espera por ajuda.
– Checar o funcionamento de lâmpadas de sinalização dianteiras e traseiras é também uma boa medida para minimizar as chances de acidentes.
– Como o motor é muito demandado em uma longa viagem, deve-se conferir o radiador, para checar se o nível da água está de acordo com as recomendações do fabricante. Aquecimento de motor é uma ocorrência de grande probabilidade em viagens.
– Manter o carro balanceado e alinhado é fundamental para viajar com tranquilidade. A suspensão também pode ser avaliada. O carro em alta velocidade pode perder a estabilidade se não estiver em ordem.
– É muito importante também verificar o nível do óleo no motor. Sob condições demandantes, como uma viagem, a falta de óleo pode provocar danos nos pistões. Em condições extremas, o motor chega a fundir.
Os dez mandamentos para a manutenção preventiva de pneu
01) Montar os pneus em arcos corretos e em perfeito estado.
02) Controlar a pressão semanalmente. A pressão dos pneus (incluindo o estepe) deve ser periodicamente checada quando eles estão frios. Nunca esvazie ou reduza a pressão dos pneus enquanto eles estiverem quentes devido à utilização, pois a pressão normalmente sobe acima dos níveis recomendados devido ao aquecimento.
03) Balancear as rodas e alinhar o veículo a cada 10.000 km, por ocasião da troca dos pneus ou sempre que forem sentidas vibrações. Deve-se realizar também, o rodízio, de acordo com o esquema recomendado no manual do fabricante do veículo.
04) Quando ocorrem impactor ou perfurações, verifique também o interior dos pneus.
05) Verificar o estado geral dos pneus periodicamente e/ou após impactos ou desgaste irregular.
06) Nunca estacione sobre manchas de óleo ou solvente, pois elas causarão dano aos pneus.
07) Obedeça aos limites de velocidade e carga.
08) Sempre que for trocar os pneus, respeite a equivalência de medidas mantendo a mesma medida nas 4 rodas.
09) Estilo de direção e velocidade afetam diretamente a vida útil dos pneus.
10) Os pneus devem ser trocados sempre que a banda de rodagem for gasta até as marcas TWI, mesmo que em apenas um ponto da banda. Verifique as condições dos pneus periodicamente.
Como manter seu carro conservado:
Não é segredo pra ninguém que todo motorista apaixonado pelo seu automóvel gosta de vê-lo bem limpo e esbanjando beleza e potência por aí, mas para que isso aconteça, o proprietário do veículo precisa zelar por ele. No entanto, muitos desses motoristas deixam suas máquinas de lado e só percebem as consequências desse abando quando os carros “envelhecem” antes do tempo estimado.
Confira as dicas abaixo e veja como manter seu carro bonito e conservado por muito tempo:
- Não force o motor do seu automóvel a trabalhar com rotações baixas demais, nem ultrapasse os limites de giro indicados no painel. Agindo dessa forma o motorista vai desgastando várias peças do motor do carro comprometendo sua vida útil;
- Abasteça seu veículo com gasolina de qualidade de acordo com as características do seu carro, pois usar o combustível errado pode provocar entupimento dos filtros do motor e a diminuição da sua vida útil;
- Dirija com prudência e em percursos como ladeiras. Além disso, faça revisão do óleo de freio regularmente, evitando que impurezas preservem o reservatório no momento da troca de óleo;evite freadas bruscas ou variações de marcha
- Faça o alinhamento do carro regularmente a cada 10.000 km rodados, pois se você mantém o veículo desalinhado provoca desgaste dos pneus, do sistema de suspensão e da direção;
- Antes de modificar itens ou peças do seu veículo leve em consideração as recomendações do fabricante, pois alterar a estrutura do automóvel pode provocar danos em diversas áreas do carro que estão interligadas entre si;